Biomassa Cana de Açucar
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
ANTONIO DOS SANTOS FILHO
GUILHERME VANZETTO
GUSTAVO OLIVEIRA
JHONNY BARBIERI
JOÃO GABRIEL BERTOLI
BIOMASSA CANA DE AÇUCAR
Trabalho apresentado como requisito da disciplina de Fontes de Energia, referente ao oitavo período do Curso Superior de Engenharia Ambiental
SUMARIO
1.INTRODUÇÃO 3
2.DESENVOLVIMENTO 4
3.CONSIDERAÇÕES FINAIS 25
REFERENCIAS 25
1. INTRODUÇÃO
Com a notável mudança climática que a nos dias de hoje, também associada com a queima de combustíveis fósseis e a escassez de petróleo, surgiu inúmeras pesquisas para obtenção de energia através de fontes alternativas ou renováveis (PACHECO F., 2006).
Nesse estudo vai ser abordada a fonte de enérgica renovável obtida pela queima do bagaço de cana-de-açúcar, a qual é um subproduto da indústria suco-alcooleira.
A produção da cana-de-açúcar é encontrada em várias regiões do território brasileiro, se concentrando nas regiões sudeste e litoral nordeste. Essa grande aparição se da pela numerosa utilização e aproveitamento dessa matéria prima. A qual inicia produção de álcool, rapadura, açúcar, aguardente, melado, também serve como alimentação animal (V. L. M. M. Silva et al, 2007).
Com o processamento é gerado resíduo orgânico bagaço, o qual é constituído de minerais, tornando o rico para aproveitamento. A sua constituição mineral varia de acordo com o solo no qual foi plantado e também no tipo de cana. O bagaço é o resíduo agroindustrial que se encontra em maior quantidade no Brasil, isso se da pelo aumento na produção da cana, que vem sendo incentivado por instituições privadas e públicas. Atualmente são produzidos 280 Kg/ton da cana moída (V. L. M. M. Silva et al, 2007).
O Brasil é um país que utiliza aproximadamente 87% de energia oriunda de águas (BASQUEROTTO C.C.H.C.,