Biomas do Mundo
Manaus – AM
2014
Vegetação de Altitude
Vegetação de Altitude é um conceito em geografia que reflete o fato de que o clima e a vegetação das áreas montanhosas variam conforme a altitude. Não apenas as temperaturas diminuem com o aumento da altitude, como também o aspecto
(alinhamento da montanha em relação ao sol) afeta as condições locais, resultando em diferentes padrões de vegetação e ditando as escolhas de áreas para cultivo e povoamento.
Vegetação de Altitude
A vegetação de altitude ocorre na América do Sul e na Europa, ou seja, na Zona
Temperada (sul e norte). Na América do Sul, a vegetação de altitude aparece no Peru, na
Bolívia, no Paraguai e na Argentina. Já na
Europa existe muito pouco, apenas no centro–oeste, na Alemanha. Pelo fato de estar situado em regiões de baixas latitudes, seu clima é subtropical.
Tundra
A Tundra é um tipo de bioma localizado no
Hemisfério Norte do planeta, mais precisamente no norte da América, da Europa e em outras localidades, como Alasca e a Sibéria. O seu nome advém da palavra finlandesa “Tunturia” , que significa “planícies sem árvores” , o que já confere certa noção sobre como é esse tipo de vegetação e o seu ambiente.
Esse bioma estabelece-se em zonas de temperaturas muito baixas, as mais frias onde ainda existe a possibilidade de haver qualquer tipo de vegetação.
Tundra
O clima da Tundra, portanto, é o polar, muito frio e seco, com poucas precipitações. Em razão dessas condições climáticas severas, das baixas profundidades do solo e da ausência de claridade, não existe nenhum tipo de floresta com árvores altas nessas áreas.
O tipo de solo da Tundra é o permafrost, também conhecido como pergelissolo.
A fauna da Tundra é composta por animais que se alimentam dos poucos vegetais e que servem de alimentos para grupo carnívoros.
Esse bioma é dividido em dois tipo principais: a Tundra
Ártica, caracterizada por se localizar em latitudes próximas à