Biomas Brasileiros
A palavra bioma foi criada pelo ecólogo americano Frederic Clements que definiu bioma como comunidade de plantas e animais.
Podemos definir bioma como um conjunto de ecossistemas terrestre ou aquáticos presentes na biosfera que funcionam de forma estável. Um bioma é diretamente ligado ao clima e a latitude onde se encontra sendo caracterizado por diversos tipos fisionômicos semelhantes de vegetação. Os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada as condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc) existentes. Os biomas presentes na biosfera são constituídos por três grupos: os produtores (plantas), consumidores (animais) e os decompositores (fungos e as bactérias).
Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, pela biodiversidade de animais e vegetais.
Biomas brasileiros
Fonte: IBAMA
O Brasil apresenta seis tipos de biomas principais: Amazônia
Fonte: IBAMA
Amazônia: ocupa cerca de 50% do país (noroeste), situada na região norte da América do Sul, a floresta amazônica possui uma extensão de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, espalhada pelos territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima).
É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte com folhas largas, situando-se próximas uma das outras (floresta fechada). O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região. Outra característica importante da floresta amazônica é o perfeito equilíbrio de seu ecossistema. Tudo que ela produz é aproveitado de forma eficiente. A grande quantidade de chuvas na região também colabora para o