Desigualdade E Violencia Pronto
Existem pessoas que são privilegiadas mais do que outras na sociedade, mais dinheiro, mais poder, mais prestigio. A desigualdade cria ramificações na sociedade com respeito a idade, sexo, riqueza e poder.Essa tal desigualdade é a fonte de energia dos movimentos sociais, de protestos, tumultos e revoluções. As desigualdades sociais no Brasil, não podem ser encaradas como produtos naturais, obras do acaso ou puro fatalismo, estas se encontram como estão graças ao conjunto das relações que abrangem toda a sociedade brasileira, que moldaram e ainda moldam o cenário excludente até então criado.
Em julho de 2010 um relatório da ONU (Organizações das Nações Unidas) divulgou que o Brasil aparece com o terceiro pior índice de desigualdade no mundo. Em uma sociedade a desigualdade gira em torno da distribuição diferenciada de recursos.
O aumento da miserabilidade social em que se encontra os brasileiros, acaba por gerar de forma satisfatória, a extrema concentração de renda, os salários baixos, o desemprego, a fome, a desnutrição, a mortalidade infantil, a marginalidade, a violência, que se concretizam como expressões do alto grau de complexidade das desigualdades sociais no Brasil. Na visão dessa sociedade uma população de negros é pobre, sem desenvolvimento (cultural,econômico e social).
Na concorrência por vagas no mercado de trabalho, o cidadão branco sai na frente e tem mais privilégios que o negro, pois os empregadores não analisam o conhecimento e o preparo intelectual do ser humano mas valoriza a questão da cor, aparência e status social. No mercado de trabalho normalmente o homem branco recebe mais em salário do