Biomas brasileiros
O espaço geográfico brasileiro se estende por mais de 8,5 milhões de km2. O território brasileiro tem grande diversidade de clima, de paisagem, de solo, de vegetação e de fauna. Este fato se deve, em grande parte, às dimensões continentais que o país possui.
Assim, é esperado que esta grande extensão territorial seja composta por um verdadeiro quebra-cabeça de grandes conjuntos diferentes de seres vivos.
BIOMA
É um conjunto de vida, vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e que podem ser identificados a nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes, e que, historicamente sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade própria de flora e fauna.
Também se define bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação. Os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada às condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc) existentes. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais.
A localização geográfica de cada bioma é condicionada predominantemente pelos seguintes fatores: clima, temperatura, precipitação de chuvas e pela umidade relativa, e em menor escala pelo tipo de componentes do solo.
BIOMAS BRASILEIROS
São os principais:
Mata Atlântica - encontra-se em grande parte da região litorânea brasileira, considerada uma das áreas mais ricas em biodiversidade. Possui vegetação exuberante, típica de clima tropical úmido, cuja existência está associada à umidade e ao relevo. Como vegetação podemos citar: jatobá, jequitibá, pau-brasil, ipê. Já em relação aos animais temos como exemplos: bicho-preguiça, mico-leão-dourado, onça-pintada. A Mata Atlântica está reduzida a cerca de 7% do território brasileiro, sua área original abrangia 1 milhão de km². Essa redução deve-se ao processo de devastação e exploração intensiva. A