Biomas Brasileiros
Caracterizada basicamente por uma vegetação de gramíneas e arbustos, a savana possui uma vegetação bastante resistente ao fogo. As gramíneas apresentam folhas compridas que aproveitam ao máximo as chuvas e rizomas resistentes à seca.
Podemos classificar a savana em quatro tipos diferentes de acordo com a presença de árvores ou não, ou ainda, dos tipos de vegetais.
Chama-se de savana arborizada aquela em que a quantidade de árvores é bastante expressiva,
Savana arbórea, aquela que apresenta um certo número de árvores, porém, de maneira esparsa.
Savana arbustiva é a savana sem presença de árvores, mas, com presença de arbustos, Savana herbácea é aquela que possui só vegetais do tipo das gramíneas.
As árvores da savana possuem os troncos espessos e duros. Algumas delas armazenam água em seus trocos inchados, como o baobá e as árvores-garrafa. A maioria das árvores da savana apresenta a copa achatada. E as principais árvores da savana, além das já citadas, são as acácias.
Muitas vezes a vegetação da savana é determinada mais por características do solo do que por condições climáticas. É o caso das regiões com solos arenosos ou muito rasos que não permitem o desenvolvimento de uma vegetação de alto porte. O mesmo ocorre com solos pobres em nutrientes ou muito rígidos. Mas, é claro, que nenhum desses fatores age sozinho. A simples falta de nutrientes não justifica a ausência de árvores de grande porte, do contrário, não haveria a Floresta Amazônica, por exemplo (esta existe em solo pobre de nutrientes através da ciclagem rápida e extremamente eficiente dos nutrientes devido às condições de umidade e temperatura).
As savanas podem ser encontradas na África, América do Sul e Austrália sendo que em cada região ela