biomas brasileiros
CLIMA
CARACTERÍSTICAS VEGETAIS
IMPACTOS AMBIENTAIS
AMAZÔNIA
FORA DO BRASIL:
Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e o território da Guiana Francesa
NO BRASIL:
(Abrange a Amazônia Legal)
Maranhão, Pará, Tocantins, Amapá, Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Mato Grosso.
Equatorial Úmido, são um dos locais mais chuvosos do planeta.
A maior parte da Amazônia tem composição florestal latifoliada com características:
Perene, Densa e Higrófila.
A floresta amazônica possui um impacto ambiental antigo, estima-se que a Amazônia, até o ano de 2007, perdeu cerca de 700 mil quilômetros quadrados de floresta. Essa perda tem suas principais causas vindas da Extração de madeira, Crescimento demográfico, Garimpos de ouro, Extrativismo mineral e Construção de rodovias, ferrovias e expansão da fronteira agropecuária. Com essas atividades trouxeram algumas consequências para o meio ambiente.
MATA ATLÂNTICA
Estendia-se do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Atualmente, apenas uma pequena parte dessa extensão é preservada, principalmente nas Serras do Mar e da Mantiqueira nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Tropical Úmido, Tropical de altitude e subtropical úmido.
Formação vegetal latifoliada, perene, heterogênea, densa e de higrófila.
Desde a extração ambiental do pau-brasil até o vertiginoso crescimento urbano- industrial brasileiro, não temos muito o que comemorar: estatístico atuais dão conta que 90% da floresta, que se estendia ao Rio Grande do Sul, já foi destruída. Além disso os pontos renascentes estão localizados em locais de difícil acesso.
Caatinga
Podemos encontrar na região do semiárido nordestino. Está presente também nas regiões do extremo norte de Minas Gerais e sul dos estados do Maranhão e Piauí.
Clima semiárido
Árvores baixas e arbustos que, em geral, perdem as folhas na estação das secas