Biomas Brasileiro
Campus Avançado de Xapuri
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
Dupla: Raiane Maia da Silva Rhainê Nilo da Costa Amorim
Disciplina: Ecologia
Professor: Pedro Cavalcante
Assunto: Biomas Brasileiros
Xapuri- Acre em Junho de 2012.
A água é de fundamental importância para a manutenção da vida na superfície terrestre. Além de satisfazer as necessidades básicas do ser humano, ela também é responsável pela subsistência de animais e vegetais; contribui nos ciclos biogeoquímicos, na produção de energia elétrica, na formação dos solos e da bacia hidrográfica; é importante na fabricação de objetos em geral e na criação de animais e vegetais, dentre outros inúmeros fatores.
Esse recurso natural está cada vez mais sofrendo alterações de sua qualidade, por causa das atitudes do homem, que por sua vez, está sempre a poluir, a contaminar e a desperdiçar esse recurso hídrico. Muito já foi feito para que esse problema tenha uma solução, como por exemplo: a criação do decreto lei n° 24.643 de 10 de julho de 1934 Códigos das Águas, que trata com o intuito de amenizar o desperdício hídrico, tornando-o um bem comum de toda a nação. Além de outras leis e diretrizes.
Um dos problemas mais graves em relação à água no município de Xapuri é o desperdício excessivo. A maioria da população não tem a sensibilidade de que o desperdício da água afeta a elas mesmas, ignorando a sua total importância. A maioria das pessoas deixa as suas caixas d’águas encherem até derramarem por determinadas horas, outras aguam as ruas e calçadas, além de várias vezes acontecerem da encanação da rua estourar e as autoridades não tomarem providências necessárias.
Uma solução para a maioria dos problemas em relação à água seria a aplicação de multas e advertências para àquele que desperdiçar, poluir ou contaminar a água, que por sua vez, seria um choque de realidade para a população, a