Biomas Brasileiro - Mata Atlântica
Biomas – Mata Atlântica
A Mata Atlântica é uma formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea brasileira. Ocupa, atualmente, uma extensão de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. É uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, apresentando uma rica biodiversidade.
A Mata Atlântica é composta por um conjunto de fisionomias e formações florestais, com estruturas e interações ecológicas distintas em cada região, ela está na faixa de transição com os mais importantes biomas do Brasil: caatinga, cerrado, mangues, campestres e planaltos de araucárias.
A temperatura, a frequência das chuvas, a altitude, a proximidade do oceano e a composição do solo determinam as variações de vegetação que definem os diferentes ecossistemas que constituem a Mata Atlântica.
FLORESTA OMBRÓFILA DENSA
Floresta grandiosa e heterogênea, de solo bem drenado e com grande fertilidade, é caracterizada por apresentar árvores de folhas largas, sempre-verdes. Sua vegetação apresenta altura média de 15 metros, mas as grandes árvores chegam a atingir até 40 metros. Esta floresta um caráter tipicamente tropical.
FLORESTA OMBRÓFILA MISTA OU
MATA DE ARAUCÁRIA
Localizada principalmente na região
Sul. O clima é subtropical, com chuvas regulares o ano todo, e temperaturas relativamente baixas. Esse ecossistema está ameaçado de extinção, devido à exploração da madeira e pela substituição de sua área de domínio pela agricultura
CAMPOS DE ALTITUDE
No alto de serras, em geral acima de
900m, ocorrem formações conhecidas como Campos de Altitude. Na serra do
Mar da região norte de Santa
Catarina. A camada do solo é bastante rasa e pedregosa de modo que somente plantas de pequeno porte conseguem se desenvolver, vegetação rasteira em geral, predominando as gramíneas, formando extensos campos naturais.
RESTINGA
A Restinga é um ecossistema da Mata Atlântica que ocorre na região