Bioma Restinga
A restinga é um bioma brasileiro, onde o termo é vulgarmente utilizado para designar um conjunto de formações sedimentares ao longo do litoral, onde existe um tipo de comunidade vegetal litorânea determinada pelas condições do solo arenoso e por influência marinha, onde o sedimento é a forma de manutenção de vida do local, causado pelo recuo do mar. Esta é a característica que a torna Edáfica, bioma que depende muito mais do solo do que do clima da região.
Extensão e Localização:
As restingas estão distribuídas ao longo do litoral brasileiro, numa extensão total de quase 5000 quilômetros, ocorrendo em 79% da sua costa. As principais formações estão na Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.
Essa distribuição norte-sul cria ao longo do litoral, variações climáticas, o que confere uma grande diversidade ambiental e biológica para as restingas brasileiras.
Clima:
O clima deste ecossistema é bem diferenciado, devido à vasta amplitude latitudinal proporcionando maior diversidade natural ao bioma, sendo em sua maior parcela o Tropical Litorâneo.
Nas porções ao Norte apresenta-se mais seco com temperaturas médias em torno de 28ºC, podendo facilmente chegar aos 40ºC, nos meses mais quentes.
Na porção ao Sul possui clima mais ameno e úmido com média anual em torno de 17ºC.
Já o índice pluviométrico é mais regular e gira em torno de 1.600 mm anuais.
Características fitogeográficas
A fauna e a flora possuem mecanismos para suportar os fatores físicos dominantes como: a salinidade, extremos de temperatura, forte presença de ventos, escassez de água, solo instável, insolação forte e direta, entre outros.
Existem cinco comunidades dentro do bioma da Restinga:
Comunidade halófila - faixa livre do alcance das ondas e marés diárias, mas ainda sujeita à força das ressacas. A vegetação aí é formada por espécies rasteiras, herbáceas, capazes de conviver com a salinidade elevada, a exposição direta ao sol, aos ventos e aos extremos térmicos, sem falar