Bioma Pampa
CAMPUS POÇOS DE CALDAS
CIÊNCIAS HAMBIENTAIS
BIOMAS BRASILEIROS
CAMPOS SULINOS “PAMPA”
Trabalho Biomas Brasileiros – Cadeira de Ciencias Ambientais
Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia
2° Semestre
Poços de Caldas, maio de 2014
Introdução
O Pampa é uma das áreas de campos temperados mais importantes do planeta.
Cerca de 25% da superfície terrestre abrange regiões cuja fisionomia se caracteriza pela cobertura vegetal como predomínio dos campos, no entanto, estes ecossistemas estão entre os menos protegidos em todo o planeta.
Pampa, Campos Sulinos, Campos do Sul e Campanha Gaúcha são termos que se referente à região pastorial de planícies com coxilhas localizadas no sul da América do
Sul. Além do estado brasileiro do Rio Grande so Sul o pampa estende-se por todo o território do Uruguai, e as províncias argentinas de Buenos Aires, La Pampa, Córdoba,
Santa Fé, Entre Rios e Corrientes. Ocupando uma área total de 750.000 km².
O bioma exibe um imenso patrimônio cultural associado à biodiversidade. Em sua paisagem predominam os campos, entremeados por capões de mata, matas ciliares e banhados. A estrutura da vegetação dos campos – se comparada à das florestas e das savanas – é mais simples e menos exuberante, mas não menos relevante do ponto de vista da biodiversidade e dos serviços ambientais. Ao contrário: os campos têm uma importante contribuição no sequestro de carbono e no controle da erosão, além de serem fonte de variabilidade genética para diversas espécies que estão na base de nossa cadeia alimentar (MMA, 2014).
1) Localização Geográfica:
Esta localizada entre 34° e 30° latitude sul e 57° e 63° latitude oeste.
A região do pampa esta restrito ao estado do Rio Grande do Sul e ocupa uma área de 176.496 km² (IBGE,2004). Esta área corresponde a 63% do território estadual e a 2,07% do território nacional “MMA,2014”.
Figura 1) Mapa do estado do Rio Grande do Sul