Bioma brasileiro Pampas
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE ECOLOGIA
Disciplina: Ecologia de Ecossistemas – 2014/01
Professor: Alexandre de Siqueira Pinto
Componentes do grupo: Bernadeth Santana do Carmo, Carolina Silveira Santos,
Fábio Andrade dos Santos, Guilherme Teixeira dos Santos, Rivaldo Araujo de Oliveira, Ronaldo Oliveira Sandes
Bioma Pampa
O bioma pampa, também chamado por muitos autores de Campos, campanha Gaúcha, Campos do Sul ou Sulinos é um dos vários outros biomas que existem no Brasil.
Um bioma é diretamente relacionado com o clima e com a vegetação; fato que explica a sua organização em nível global de acordo com as zonas térmicas da terra, e que também explica o fato de coexistirem em território brasileiro vários biomas, uma vez que o Brasil possui diferentes tipos de climas.
O pampa localiza-se na região sul do Brasil, mais precisamente no estado do Rio Grande do Sul, e estende-se a países adjacentes como Argentina e Uruguai. No Brasil, segundo o mapa de biomas brasileiros do IBGE, sua área territorial corresponde aproximadamente a 176.496 km2, que corresponde a apenas 2,07 % da área territorial do Brasil; no Rio Grande do Sul ele ocupa cerca de 63% do território. A vegetação é caracterizada pela vasta predominância das gramíneas, e também por alguns arbustos e algumas árvores nas proximidades de planaltos; é considerada rara e pobre em espécies, porém vai se tornando mais rica nas proximidades de áreas mais altas. Nas encostas de planaltos, existem matas com grandes pinheiros e outras árvores, como cabreúva, a grápia, a caroba, o angico vermelho e o cedro. O bioma Pampa está localizado na zona térmica temperada, e possui clima subtropical que se caracteriza por ser frio e úmido, e por atingir altas temperaturas durante o verão, o que faz com que as massas de ar aquecidas tenham uma maior absorção de água através da evaporação e evapotranspiração nesta estação, e baixíssimas temperaturas durante o