Biologia3
O DNA encontra-se altamente organizado, sob a forma de cromossomas (permite que seja replicado e segregado aquando da divisão celular). Existe DNA intranuclear e extranuclear.
As mitocôndrias e os cloroplastos também possuem material genético. Este encontra-se organizado em cromossomas circulares, pelo menos um por organelo, embora possam existir mais cópias, e não possui histonas. Estes cromossomas possuem características semelhantes aos cromossomas bacterianos, sendo um argumento favorável à teoria endossimbiótica.
Em termos de genes, o DNA mitocondrial codifica proteínas associadas à obtenção de energia pela respiração, bem como RNA associado à transcrição e tradução.
Os genes do cromossoma cloroplastidial estão relacionados com processos de obtenção de energia pela fotossíntese, codificando proteínas associadas ao metabolismo fotossintético.
Uma célula eucariótica possui muito mais DNA que uma célula procariótica. Encontra-se organizado em diversas moléculas separadas no núcleo.
O DNA é uma molécula de grandes dimensões, que necessita de ser estabilizada por complexos proteicos para evitar que se fragmente. Como o ADN possui carga negativa (devido aos grupos fosfatos), liga-se às histonas que possuem carga positiva. Deste modo, forma-se uma estrutura que se designa por nucleossoma. Os filamentos de ADN associados a histonas constituem a cromatina. Quando a cromatina se encontra difusa, designa-se eucromatina; heterocromatina, quando se encontra condensada.
As secções terminais dos cromossomas designam-se por telómeros. Estes previnem a degradação dos cromossomas por exonucleases (enzimas que degradam o ADN a partir dos extremos da molécula), mantendo a sua estabilidade e impedindo a formação de anomalias aquando da divisão celular.
A regulação da expressão génica permite evitar a produção de proteínas desnecessárias, ou em excesso, que podem afetar negativamente a atividade celular, controlando os gastos de energia e matéria.