Biologia2
Protozoário Plasmodium
Contaminação: ocorre após picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por protozoários do gênero Plasmodium.
Sintomas: alafrios, febre alta, dores de cabeça e musculares, taquicardia, aumento do baço e, por vezes, delírios.
Tratamento: O tratamento da malária não complicada pode ser feito com vários medicamentos antimaláricos e depende do peso do paciente e da espécie do parasita:
Prevenção: uso de mosquiteiros impregnados ou não com inseticidas, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas, uso de repelentes.
Doença de chagas
Protozoário: Trypanosoma cruzi
Contaminação: acontece pelas fezes do "barbeiro" depositadas sobre a pele da pessoa, enquanto o inseto suga o sangue.
Sintomas: Febre, aparecimento de gânglios, crescimento do baço e do fígado, alterações elétricas do coração e/ou inflamação das meninges nos casos graves.
Tratamento: O principal objetivo do tratamento da Doença de Chagas é matar o parasita causador, reduzir e aliviar os sintomas. Se aparecerem os sintomas característicos da doença, tanto a fase aguda quanto a crônica necessitarão de tratamento.
Forma de prevenção: Controle de insetos com inseticidas e habitações com menos propensão de ter populações de insetos ajudam a controlar a disseminação da doença. Ainda não existe uma vacina disponível para a prevenção da Doença de Chagas.
Giardiase
Protozoário: Giardia lamblia.
Contaminação: Ocorre quando os cistos maduros são ingeridos pelo indivíduo. Os cistos podem ser encontrados na água, alimentos contaminados e em alguns casos a transmissão pode se dar por meio de mãos contaminadas.
Sintomas: Diarreia aquosa, Fadiga ou mal-estar, Cólicas abdominais e inchaço, Náusea, Fraqueza , Perda de peso.
Tratamento: O medicamento mais utilizado para a giardíase é o metronidazol, na dose de 250mg, três vezes ao dia, por 5 a 7 dias, com 70% a 100% de cura.
Prevenção: ingestão somente de água filtrada, saneamento básico, lavar bem as mãos após