Biologia
Seiva bruta é a mistura de água e sais minerais que a planta absorve do solo, através das suas raízes. Esta seiva bruta tem o sentido ascendente dentro da planta, isto é, percorre a planta desde as raízes até às folhas. Nas folhas, com a presença da energia luminosa, normalmente proveniente do sol, a planta vai elaborar o seu próprio alimento - a seiva elaborada
Seiva elaborada, que é dispersa por todos os tecidos da planta através dos vasos do floema, para alimentar as células. O componente principal desta seiva é a glicose, um açúcar simples formado pela fotossíntese A seiva elaborada movimenta-se, tal como a seiva bruta, em vasos condutores especializados no sentido descendente, desde as folhas, onde é produzida, até às restantes partes da planta. A seiva elaborada é uma solução aquosa, composta principalmente por aminoácidos e açúcares, que é transportada pelo floema nas plantas.
Nas folhas e outros órgãos verdes ocorre a fotossíntese, que é um processo de produção de glicose, que é o principal produto para arespiração celular. A seiva elaborada transporta esse produto para todas as partes da planta que dele necessitam, principalmente os que não realizam fotossíntese, como as raízes.
Nas folhas,também, a sacarose produzida na fotossíntese é bombeada para o interior dos tubos crivados e células crivadas do floema,assim,fazendo uma pressão osmótica no interior dos elementos floemáticos.
O movimento da seiva elaborada no floema é explicado pela teoria do fluxo de massa, que associa as