A arte da guerra
ESCOLA DE HUMANIDADES
CURSO DE HISTÓRIA
CARLOS EDUARDO FIANI
CRISTIANO RODRIGO STEMPCZYNSKI
DANIELE SANTOS
LETÍCIA CUNHA
O PROCESSO DE LIBERTAÇÃO DA AMÉRICA LATINA: O SURGIMENTO DOS MOVIEMNTOS SOCIAIS E A SUAS LUTAS
CURITIBA,
2013
CARLOS EDUARDO FIANI
CRISTIANO RODRIGO STEMPCZYNSKI
DANIELE SANTOS
LETICIA CUNHA
O PROCESSO DE LIBERTAÇÃO DA AMÉRICA LATINA: AS PERSPECTIVAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS.
Trabalho de graduação apresentado ao curso de História, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, referente à disciplina de Sociologia Geral. Orientador: Cezar Bueno.
Curitiba,
2013
O objetivo principal dos movimentos de libertação da América Latina é a luta contra o neoliberalismo. Além disso, a busca por uma sociedade mais igualitária e justa, pois a população se encontrava em uma situação de opressão, miséria e não cidadania. Desde o século XX, até o século atual, houve grande desenvolvimento desse processo, com a conscientização das classes oprimidas pelo sistema dominador. A partir daí sugerem as lutas e alguns movimentos que tiveram e tem grande impacto: Movimento dos Sem Terra ( MST), Exercito Zapatista da Libertação Nacional ( EZNL), Movimentos Indígenas Equatorianos, piqueteiros, Comunidade Eclesial de Base (CEBS). Nessa âmbito destacam-se alguns pensadores, tanto deste século como do século passado. Na teologia, os registros de Leonardo Boff e Gustavo Gutierrez. Na filosofia, Enrique Dussel e na educação, Paulo Freire e Rubem Alves.
Desde suas colonizações os povos latinos americanos são explorados por um sistema opressor que já visava o lucro, impondo a sua dominação, sem respeito à cultura e costumes dos povos nativos. Com o passar do tempo, muda-se o explorador, mas nunca o explorado. Porém com o longo