Biologia
Espécie: Bombina Orientalis
Gênero: Bombina
Família: Bombinatoridae
Ordem: Anura
Classe: Amphibia
Filo: Chordata
Reino: Animalia
Bombina orientalis é uma espécie de sapo semi-aquático de pequenas dimensões (4 cm) presente na Coreia, nordeste da China e regiões adjacentes da Rússia. Perto de Pequim existe uma população introduzida. São mantidos normalmente como animais de estimação em terrários.
Bombina orientalis é a espécie mais facilmente reconhecida de Bombina. São tipicamente verdes com manchas pretas no dorso, mas podem ser mais escuros, castanhos ou até pretos dependendo do cenário apresentado. Tal como outras espécies de Bombina, Bombina orientalis têm a região ventral com uma cor que vai desde o amarelo brilhante até ao vermelho (normalmente laranja-avermelhado) pintalgado com castanho escuro ou preto. A pelo no seu dorso é coberta de tubérculos.
São conhecidos pelas sua colaração preta e verde claro no seu dorso e preto e laranja brilhante na parte ventral. Na natureza, B. orientalis come vários tipos de pequenos artrópodes aquáticos (entre outras coisas) de onde obtêm Caroteno, o que ajuda na coloração das suas barrigas. Estas cores brilhantes servem para avisar predadores da sua toxicidade. A toxina é secretada através da pele, principalmente nas patas traseiras e por vezes na barriga, consistindo numa substância leitosa excretada quando a rã é perturbada ou assustada. Não só emitem esta toxina, como também se deitam de costas para mostrar a cor da barriga, indicando a sua toxicidade. Letal se consumido por humanos!!
Como outras espécies de Bombina, B. orientalis é principalmente aquática, habitando regiões de floresta húmida e quente. Passam a maior parte do tempo na água, entre vegetação densa.
O acasalamento ocorre na Primavera com o aquecimento do tempo e aumento da precipitação. Os machos chamam as fêmeas com um coachar suave. Saltam para as costas de qualquer outro sapo-de-barriga-de-fogo que passe,