Biologia
Encontros de Biologia
Profº Ben-HurLima
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA BIOLOGIA
1. A QUÍMICA DA VIDA A matéria viva se caracteriza pelo equilíbrio de um número incalculável de íons e moléculas, que constitui seu arsenal bioquímico. A análise química das células de qualquer ser vivo revela a presença de certas substâncias que desempenham a mesma função biológica, mesmo em organismos muito diferentes. Tal constatação permite supor que eles surgiram de ancestrais comuns, e que a diversificação orgânica ocorreu a partir de alterações mutacionais selecionadas pelo meio. Entretanto, ainda é muito difícil a compreensão do modo como essas substâncias se organizaram, para constituir a vida.
O QUE É A VIDA?
"Vida é algo que metaboliza, isto é, usa os materiais de seu ambiente para se constituir, fabricando, além disso, cópias de si mesmo."
(François Jacob, do Instituto Pasteur, Paris, França)
"Penso que a vida é um sistema capaz de evoluir, de gerar o que for necessário para lograr esse fim, fundamental para a diversidade e complexidade maiores. Mas hipoteticamente é possível imaginar sistemas de computador evoluindo, ou outras coisas, além de compostos de carbono."
(Joshua Lederberg, da Universidade Rockefeller, Nova York, EUA)
"A vida é um sistema informático que se reproduz e leva à diversidade. É a reprodução suficientemente fiel da informação para memorizar o que se acumulou durante a evolução e a reprodução suficientemente infiel para que haja mudanças, aumentando a diversidade."
(Miroslav Radman, do Instituto Jacques Monod, Paris, França) (Adaptado de: Ciência Hoje, 18 (108): 25, abro 1995)
É importante salientar que dificilmente encontraremos uma definição para o fenômeno químico conhecido por vida. Entretanto, podemos identificar se uma entidade ou ser está vivo pela apresentação das seguintes características: Todo ser vivo é constituído por células; Todo ser vivo é capaz de se reproduzir, transmitindo suas características às futuras