Biologia
Acido- Ácida é toda substância que em solução aquosa se dissocia fornecendo íons H+, como único tipo de cátion.
HCl------->H+ + Cl– .
Os ácidos são compostos moleculares. Só conduzem a eletricidade em solução, pois há dissociação, formando íons. Quando puros não conduzem a eletricidade.
Base- Base é toda substância que, dissolvida em água, se dissocia, fornecendo íons hidróxido como único tipo de ânion.
Na OH -------> Na+ +OH –
As bases são compostas iônicas, pois temos metal ligado ao oxigênio
Me+(OH) –
Tampão- O tipo mais importante de solução mista é a solução tampão, uma solução em que o ph tende a permanecer o mesmo, ou pelo menos não se altera apreciavelmente após a adição de bases ou de ácidos fortes Em uma solução tampão existe um ácido mais a sua própria base conjugada, em concentrações aproximadamente iguais O ácido e a base estabelecem um equilíbrio químico, conforme representado a seguir, citando como exemplo o tampão de bicarbonato:
H2CO3 (aq) + H2O (l) H3O+(aq) + HCO3-(aq)
H20- Quando [H+]=[OH-], a concentração de cada uma destas espécies é 1,0×10-7M, a 25ºC. Nestas condições diz-se que a solução se encontra o ph neutro.
O ph é definido como o inverso do logaritmo da concentração de H+: Por esta definição, o ph neutro define-se como sendo numericamente igual a 7 (sem unidade). Quando [H+][OH-], a solução tem um pH inferior a 7, dizendo-se que é uma solução acida Pela definição dada acima, é possível estabelecer uma escala numérica de pH que vai de 1 a 14. De notar que quando o ph sobe de um valor, na realidade a solução de pH maior é dez vezes mais básica, devido à natureza logarítmica da escala. Dois valores de diferença correspondem a uma diferença de cem vezes, três valores a mil vezes, etc.
De referir que também é possível estabelecer uma escala de pOH, de forma similar à de pH. No entanto, esta não é vulgarmente usada porque em processos biológicos refere-se