Biologia
O que é Coqueluche ?
Coqueluche é uma doença respiratória altamente contagiosa. É geralmente marcada por uma tosse severa e seca, seguida por uma ingestão aguda de ar que soa como "grito”.
A incidência de coqueluche no Brasil mudou muito desde a década de
1990, por conta da vacinação. Com a manutenção das altas coberturas vacinais, observou-se uma variação da incidência de 0,72 casos de coqueluche por 100 mil habitantes em 2004, para 0,32 casos por 100 mil habitantes em 2010.
Mortes associadas à coqueluche são raras, mas podem acontecer principalmente em bebê e crianças. Por isso é muito importante que grávidas - e outras pessoas que entrarão em contato com uma criança que está por nascer – sejam vacinadas contra coqueluche.
Causas.
Coqueluche é causada pela infecção de uma bactéria chamada Bordetella pertussis, que afeta o topo da garganta (faringe).
As bactérias causam um incômodo na garganta, que dão origem às tosses.
Quando uma pessoa infectada com coqueluche espirra ou ri, pequenas partículas de saliva ou muco contendo a bactéria são lançadas no ar. A coqueluche pode infectar outras pessoas que respiram o ar contendo essas partículas. Além disso, a bactéria pode contagiar outras pessoas caso o infectado entre em contato com alguém após espirrar ou tossir, cobrindo a boca e nariz com as mãos, que fica portanto infectada com bactérias.
Os sintomas aparecem sete ou 14 dias após uma pessoa ser infectada com a bactéria.
Fatores de Riscos.
Os dois principais fatores de risco para se contrair coqueluche são referentes a vacinação. Pode ser que a vacina que você tomou quando bebê pare de fazer efeito com o passar dos anos, tornando você suscetível à doença novamente.
Além disso, as crianças não são totalmente imunes à coqueluche até que tenham recebido as três doses necessárias da vacina. Em alguns casos, pode ser que ela contraia a doença nesse intervalo.
Sintomas da Coqueluche.
Os sintomas de coqueluche