Biologia
Hugh Ham m ond Bennett (15/04/1881- 07/07/1960), cons iderado o pai da cons ervação dos s olos nos Es tados
Unidos , o prim eiro res pons ável pelo Serviço de Cons ervação de Solos daquele país . Suas experiências es tudando s olos e agricultura, nacional e internacionalm ente, fizeram dele um cons ervacionis ta dedicado. Tam bém pela capacidade de com unicação de s eus textos , m uito conquis tou para a caus a m undial da cons ervação.
Como o solo é formado
O solo, tam bém cham ado de terra, tem grande im portância na vida de todos os s eres vivos do nos s o planeta, as s im com o o ar, a água, o fogo e o vento. É do s olo que retiram os parte dos nos s os alim entos , ele atua com o s uporte à água e ao ar e s obre ele cons truím os as nos s as m oradias .
O solo é form ado a partir da rocha (m aterial duro que tam bém conhecem os com o pedra), através da participação dos elem entos do clim a (chuva, gelo, vento e tem peratura), que com o tem po e a ajuda dos organis m os vivos (fungos , liquens e outros ) vão trans form ando as rochas , dim inuindo o s eu tam anho, até que viram um m aterial m ais ou m enos s olto e m acio, tam bém cham ado de parte m ineral.
Logo que a rocha é alterada e é form ado o m aterial m ais ou m enos s olto e m acio, os s eres vivos anim ais e vegetais (com o ins etos , m inhocas , plantas e m uitos outros , as s im com o o próprio hom em ) pas s am a ajudar no des envolvim ento do s olo.
Eles atuam m is turando a m atéria orgânica (res tos de vegetais e de anim ais m ortos ) com o m aterial s olto e m acio em que s e trans form ou a rocha. Es ta m is tura faz com que o m aterial que veio do des gas te das rochas forneça alim entos a todas as plantas que vivem no nos s o planeta. Além dis s o, os s eres vivos quando m orrem tam bém vão s endo m is turados com o m aterial m acio e s olto, form ando