Administração da produção
Utilizando a definição de Chiavenato (2000), Administração da Produção é como um processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recurso afim de alcançar objetivos estabelecidos. Por sua vez, Davis (2001) defende que, a partir de uma estratégia corporativa, a administração da produção pode ser definida como gerenciamento dos recursos diretos que são necessários para a obtenção dos produtos e serviços de uma organização. A administração da produção tem por finalidade tratar de tarefas, problemas e decisões tomadas pelos gerentes de produção para proporcionar serviços e produtos que satisfaçam a todos os clientes.
A produção nada mais é que o processo de transformação, o responsável pela geração de bens (produtos e serviços). Sua função é transformar um bem fungível em um outro que tenha maior utilidade. É a seqüência de atividades que formam a cadeia de operações finalísticas de uma empresa. Sendo assim, as ações nesta área são relevantes sob todos os aspectos, para o sucesso do empreendimento, levando em consideração que é o principal responsável pelo índice de eficiência e, mesmo não tendo contato direto com o cliente final, participa com importância das variáveis que compõem o índice de eficácia.
Esta administração é o que garante o melhor uso dos recursos e o aproveitamento ideal dos insumos. O monitoramento das operações garante que a produção seja contínua,