BIOLOGIA
1. O que são?
São células mestras que têm a capacidade de se transformar em outros tipos de células, incluindo as do cérebro, coração, ossos, músculos e pele.
2. Função Natural no corpo humano
Elas funcionam como células curingas, ou seja, teriam a função de ajudar no reparo de uma lesão. As células-tronco da medula óssea, especialmente, têm uma função importante: regenerar o sangue, porque as células sangüíneas se renovam constantemente.
3. Classificação
a)Potência
Totipotentes - conseguem se diferenciar em todos os tecidos (inclusive a placenta e anexos embrionários) que formam o corpo humano, ou seja, podem formar um indivíduo.
Pluripotentes - conseguem se diferenciar em quase todos os tecidos humanos, menos placenta e anexos embrionários, ou seja, não formam um indivíduo.
Multipotentes - conseguem se diferenciar em células do mesmo órgão ou tecido, ou seja, já são direcionadas a formar uma determinada linhagem celular
Oligopotentes - conseguem diferenciar-se em poucos tecidos.
Unipotentes - As que conseguem diferenciar-se em um único tecido. b) Natureza Embrionárias - presentes na massa celular interna do embrião, até o estágio de Blastocisto, para a sua obtenção, é necessária a destruição do embrião, o qual pode ser obtido a partir de embriões supranumerários congelados com o propósito de fecundação, ou através de clonagem. Estas células são pluripotentes. Adultas - presente na maior parte dos tecidos adultos são a base da renovação natural dos tecidos, são multipotentes, capazes de originar linhas celulares de um único tecido.Apesar do nome Células-Tronco Adultas, podem ser encontradas também em crianças e mesmo no cordão umbilical. O sangue do cordão umbilical contém Células-Tronco adultas, que podem ser isoladas, armazenadas e transfundidas ao paciente em caso de necessidade, evitando um transplante de medula óssea e eliminando o risco de rejeição. Baseado nesta idéia, têm se multiplicado os Bancos de sangue de Cordão