Biologia
Espermatozoides
Nutrição 1°C Noturno
Campus Uninove Memorial
Caroline Paixão Rolim
Charles Souza
Izabel
Nayane Santos
Espermatozoides
Os espermatozoides são células, gametas sexuais masculinos, são produzidos nos testículos.
Testículos
Os testículos são glândulas sexuais masculinas. São formadas por tubos finos e enoveladas, chamados túbulos seminíferos.
A produção de espermatozoides começa na puberdade, por volta dos 12 ou 13 anos de idade e vai até o fim da vida.
Esperma
Quando o pênis recebe estímulos sexuais, este fica ereto e elimina o esperma, fluído onde estão contidos os espermatozoides. Durante uma ejaculação do homem, são eliminados aproximadamente 50 milhões de espermatozoides.
Tipos de Espermatozoides
Existem dois tipos distintos de espermatozoides normais: os que possuem o cromossomo X, responsável pela formação de um feto feminino e um com o cromossomo Y, responsável por originar um feto do sexo masculino. Os cromossomos ditos anormais são aqueles que possuem problemas cromossômicos ou morfológicos, sendo que o primeiro caso pode ocorrer durante um erro no processo de meiose e, o segundo caso, pode star relacionado com reações alérgicas intensas, raio-x e certos agentes antiespermatogênicos.
Morfologia
Cada espermatozoide é formado basicamente de três partes: cabeça, colo e cauda com flagelo.
Os espermatozoides apresentam um núcleo extremamente compactado, e as organelas desenvolvidas são aquelas estritamente relacionadas com sua locomoção. Possuem uma cauda que possui um flagelo destinado a propulsionar o espermatozoide, sendo que a energia propulsória é obtida pelas mitocôndrias localizadas na peça intermediária. Na cabeça do espermatozoide distinguem-se duas porções importantes: o núcleo e o acrossomo. Na cauda são distinguidas quatro regiões: o pescoço (ou colo), a peça intermediária, a peça principal e a peça terminal.
As cinco organelas dos espermatozóides são: acrossoma, pescoço ou colo, mitocôndrias,