biologia
b) fenótipo: é empregado para designar as características apresentadas por um indivíduo, sejam elas morfológicas fisiológicas e comportamentais.
c) cromossomos: São as células que tem a função de manter a nossa genética de pai pra filho, e daí por diante
d) cromossomos homólogos: são cromossomos iguais entre si que juntos formam um par. Esses pares só existem nas células somáticas das espécies diplóides. São cromossomos de origem paterna e materna que apresentam genes para as mesmas características.
e) genes alelos: São os genes que se unem para formar uma determinada característica e se encontram no mesmo lócus nos cromossomos homólogos.
2) Diferencie DNA de RNA: O DNA é encontrado no núcleo, e o RNA é produzido no núcleo mas migra para o citoplasma.No RNA existe a ribose e no DNA a desoxirribose.
Outra diferença entre DNA e RNA se encontra nas suas estruturas. Quanto ao número de fitas, normalmente o RNA apresenta uma hélice simples, enquanto o DNA tem uma dupla-hélice.
Relativamente ao pareamento das bases nitrogenadas, tanto no RNA como no DNA a citosina se pareia com guanina. A diferença é que no RNA a adenina se pareia com a uracila e no DNA a adenina se pareia com a timina.
5) São genes que matam seus portadores. Eles surgem ao acaso, devido a uma mutação que resulta em um alelo defeituoso de algum gene importante para o desenvolvimento do individuo, impedindo sua sobrevivência.
6) O gene dominante é aquele que determina uma característica, mesmo quando em dose simples nos genótipo, já o recessivo só se expressa quando em dose dupla, pois na presença de um dominante, ele se torna inativo.
7) Os genes produzem uma proteína, algumas delas podem estar defeituosas e ás vezes não estar funcionando, se uma proteína estiver sem defeito e estiver funcionando, a sem defeito irá dominar sobre a defeituosa. Criando assim uma dominância.