Biologia
Candidíase
Alunos: Cristiano Ferreira, Gabriel Pires, Igor Nascimento, Rafael Amorim e Thiago Emanuel Lima
Professor: Marcelo Tosta Nicoli
Matéria: Biologia
Sumário
Introdução
Desenvolvimento
Causador da Doença
Tratamento
Profilaxia
Transmissão
Hospedeiro
Características
Histórico
Curiosidades
Conclusão
Referências Bibliográficas
Anexos
Introdução
A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans e que ataca qualquer parte da pele humana. Ela assume particular importância clínica em infecções da boca (candidíase oral), sendo chamada popularmente de sapinho (nesse caso não trata-se de DST), em torno dos olhos (candidíase ocular) e mucosa vaginal benignas (candidíase vaginal), e em infecções sistêmicas malignas em doentes com SIDA/AIDS.
Causador da Doença
A candidíase é uma infecção fúngica causada pelo crescimento excessivo de um tipo de fungo denominado Candida, geralmente Candida albicans. Esse fungo é normalmente encontrado em pequenas quantidades no corpo humano, não causando qualquer sintoma. No entanto, certos medicamentos e problemas de saúde podem gerar mais “fermento” para esse fungo crescer, especialmente em áreas quentes e úmidas do corpo. Isto pode causar sintomas desconfortáveis e às vezes perigosos. A candidíase geralmente afeta: pele, unhas, órgãos genitais, garganta, boca e corrente sanguínea.
Tratamento
O tratamento para candidíase pode ser feito em casa e não dói. Normalmente é feito com uso de remédios antifúngicos em comprimidos ou pomada, prescrito pelo médico, dependendo do tipo de infecção.
Profilaxia
As principais formas de prevenção são bastante simples, são elas: Não usar medicamentos sem orientação médica; Realizar higiene adequada da região genital, com sabonete neutro; Secar bem a pele depois do banho e não permanecer muito tempo com roupas úmidas e Evitar o uso de calças apertadas.
Transmissão
Sua transmissão se dá pelo contato com a mucosa lesionada ou