Biologia
Devido à globalização e o aumento de pessoas em todo mundo, foi necessário o uso de agrotóxicos na produção de alimentos para a população com baixa renda que necessitava de baixos preços na aquisição dos alimentos. Porém, quando constatado que esses compostos químicos eram pesados para o plantio, muitos países se organizaram e impuseram limites ao uso de certos agrotóxicos.
Mas como relata o vídeo, o Brasil faz uso indiscriminado de agrotóxicos e permite o uso do veneno em nome da produtividade, devido ao governo progressista. O Brasil é o campeão no uso de agrotóxicos em todo o mundo desde 2008, o que afeta diretamente a soberania alimentar do país e põe no prato de cada brasileiro o equivalente a 5,2 litros de agrotóxicos por ano. Por esse motivo muitos países já proíbem e monitoram o uso desses agrotóxicos.
Depois de 50 anos, os agrotóxicos estão produzindo a perda de fertilidade do solo, perda da biodiversidade, contaminação do solo, das águas, do ar, e até mesmo das pessoas. Mas mesmo assim, com todos esses problemas, o governo do Brasil tolera visando somente lucro e sacrificando a saúde pública.
Também é relatado no primeiro vídeo que no ano de 2009, das 3130 amostras de alimentos coletados pela ANVISA em 26 estados brasileiros, 29% apresentaram resultados insatisfatórios (acima do limite tolerado). Outro dado importante é que somente cerca de 1% do produto aplicado por pulverização aérea atinge o alvo, os 99% restantes vão para o ar, água e solo.
Um dos agrotóxicos usados no Brasil que já foi proibido em diversos países é o DDT, ele é extremamente prejudicial devido a não ser expelido do corpo humano e se acumular na gordura podendo causar câncer. Outro exemplo é o Metamendorfose, que foi proibido nos Estados Unidos, China e até mesmo na África devido aos danos no sistema nervoso central, causando perda de memória e alteração no embrião.
As empresas DOW, BAYER, SYNGENTA, DUPONT e MONSANTO tiveram, segundo pesquisa, um faturamento de 15