Biologia
Os seres são distribuídos em grupos hierárquicos, de acordo com suas semelhanças. Esses grupos são denominados táxons.
Os principais grupos taxonômicos são:
Reino, filo, classe,ordem, família, gênero e espécie.
A classificação biológica moderna teve inicio com os trabalhos do botânico sueco Lineu, que criou a nomenclatura cientifica.
Conceito biológico de espécie
Espécie é um conjunto de populações cujos indivíduos, em condições naturais, são capazes de se cruzar e de produzir descendentes férteis, estando reprodutivamente isolados de indivíduos de outras espécies.
Conceito filogenético de espécie
Espécie é uma linhagem derivada diretamente de uma linhagem única ancestral, com historia evolutiva própria e mantém sua identidade em relação a outras linhagens equivalentes.
Conceito de subespécie ou raça geográfica.
O processo evolutivo em que a partir de uma população original, se formam novas populações com características adaptativas próprias, que as distinguem entre si, é chamado radiação adaptativa.
Populações de uma mesma espécie,que surgem por radiação adaptativa e podem ser diferenciadas, são chamadas de raças geográficas ou subespécies.
Homologia e Analogia.
Órgãos homólogos são estruturas corporais que apresentam a mesma origem embrionária apesar de apresentarem funções diferentes. membros anteriores de uma pessoa, de um golfinho, de um morcego e de uma ave.
Órgãos análogos são estruturas corporais que apresentam a mesma função, porem com origem embrionária diferente. Nadadeiras de um camarão e de uma baleia.
A diversificação de estruturas homólogas decorrente da adaptação a modos de vida diferentes é denominada divergência evolutiva.
Quando um determinado ambiente seleciona organismos pouco aparentados, mas que apresentam estruturas e formas corporais semelhantes, denomina-se convergência evolutiva.
Principais Reinos
Reino Monera: seres procariontes e