Relatorio
CURSO DE ENGENHARIA
FÍSICA EXPERIMENTAL 3
Turma nº 1306
Experiência nº 01
Data 04/03/2015
Nome da experiência: A eletrização por atrito
Professor: Lourdes Martins
Alunos: Talita Miranda Dayanna Andrade Diego Sardezas
INTRODUÇÃO
Este relatório descreve a atividade realizada em sala de aula, experiência sobre eletrização por atrito. O fenômeno ocorre quando é realizada a transferência da carga de um corpo para o outro. Pudemos visualizar a transferência de elétrons quando atritamos um material que nesse caso foi a bola de algodão nas tiras de papel e de plástico, transferindo cargas e então ao aproximar uma da outra pudemos ver a atração entre elas e a repulsão.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
A eletrização por atrito é o contato direto de dois corpos, que deve ser feitos de materiais diferentes, onde haverá um “doador” de elétrons que irá ficar com carga positiva e um “receptor” de elétrons que irá ganhar carga negativa. Na eletrização temos apenas a transferência de elétrons, ocorre basicamente com materiais considerados isolantes. Os elétrons ficam posicionados ao redor do núcleo dos átomos e por isso, dependendo do material, têm facilidade para escoar de um corpo para outro.
Nessa experiência, atritamos o pano de lã com a tira plástica e a tira de papel e verificamos os resultados, descritos nas respostas abaixo.
MATERIAL UTILIZADO
2 Tiras plásticas transparentes de 0,5 cm X 21 cm;
2 Tiras de papel de 0,5 cm X 21 cm;
1 Pano de lã;
1 Folha de papel ofício
RESULTADOS
Ao realizar o atrito em um e outro corpo com intuito de eletriza-los pudemos então verificar os resultados que foram atração entre os corpos e também a repulsão. Fenômenos ocorridos devido os sinais encontrados em cada corpo, vezes com mais elétrons, e outras com mais prótons. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
4.1 – As tiras plásticas se repeliram por terem as mesmas cargas.
4.2 – Por receber