Biologia
A classificação dos seres vivos é uma “obra em eterna construção” porque novas descobertas, que acontecem em todo momento, sugerem novas idéias.
Portanto, existem 5 reinos: Monera, Protoctista, Fungi, Plantae e Animalia.
Os vírus são diferentes de todos os outros seres que existem atualmente na Terra. Por isso, não se enquadram em nenhum dos 5 reinos, e são considerados um grupo a parte do Sistema de Classificação.
A arvore filogenética: mostra a hipotética origem de grupos a partir de supostos ancestrais e simbolizava a historia evolutiva dos grupos comparados.
A Nomenclatura Biológica:
Espécie biológica: conjunto de organismos que se encontram naturalmente, se reproduzem e obtêm descendentes férteis.
Pode-se agrupar as espécies que apresentam características comuns em categorias maiores, e assim por diante. (ex: cão, o coiote e o lobo)
No séc. 17, Lineu propôs o sistema de nomenclatura que é usado até hoje: o Sistema Binominal. Ele baseia-se na espécie e no gênero (conjunto de espécies com um certo grau de semelhança) e sua língua é o latim, por ser uma língua morta e de conhecimento universal.
Os nomes são formados sempre por duas palavras.
a. Primeira palavra: começa com letra maiúscula e indica o gênero.
b. Segunda palavra: começa com letra minúscula, indica a espécie e é um adjetivo.
O nome cientifico é para ser sempre destacado em um texto.
Ex: Canis familiaris, Canis lupus, Felis catus.
Fluxo gênico: deslocamento de genes em uma pop. na medida em que o tempo passa. Se esse fluxo for interrompido, se inicia uma nova espécie.
Taxonomia: reconhece espécies semelhantes e agrupa-as em gêneros.
Cada um dos 5 reinos, é subdividido em categorias taxonômicas conforme o grau de semelhança apresentado pelos seres em questão.
REINO ->FILO ->CLASSE ->ORDEM ->FAMILIA ->GENERO ->ESPECIE
Rainha Filomena Casou-se por Ordem da Família do General Especial.
Tabela: