Biologia
A palavra átomo é de origem grega e significa "indivisível". E foi concebida para denominar a menor porção da matéria.
Subdivide-se em partículas ainda menores como os prótons, os elétrons e os nêutrons; e que estes, por sua vez, são divididos em diversas outras partículas, tais como os "quarks".
Entende-se por átomo a menor partícula que ainda caracteriza um elemento químico.+
Molécula é um grupo de átomos, iguais ou diferentes, que se mantêm unidos e que não podem ser separados sem afetar ou destruir as propriedades das substâncias.
Existe um conceito antigo que diz que a molécula é a menor parte de uma substância que mantém suas características de composição e propriedades químicas. Porém, sabe-se hoje em dia que as propriedades químicas de uma substância não são determinadas por uma molécula isolada, mas por um conjunto mínimo destas.
Alguns exemplos de moléculas é quando dois átomos de oxigênio se combinam para formar uma molécula de oxigênio e quando um átomo de carbono combina com dois átomos de oxigênio para formar uma molécula de dióxido de carbono.
Células
Menor unidade viva que compõe todos os seres. Existem seres de uma só célula, como as bactérias e seres de muitas células, como animais e vegetais. Elemento constitutivo de todo ser vivo.
Toda célula é formada por massa viscosa, o protoplasma, que contém um núcleo, mitocôndrias e vacúolos, e é rodeada por uma membrana. As dimensões das células variam de alguns milésimos de milímetros a muitos milímetros ou mesmo centímetros (ovo, neurônios).
Tecido
Conjunto de células que têm fundamentalmente a mesma estrutura e a mesma função. Os tecidos justapõem-se, interpenetram-se e combinam para formar órgãos.
Órgão
Sistema
É uma definição que acontece em várias disciplinas, como biologia, medicina, informática, administração. Vindo do grego o termo "sistema" significa "combinar", "ajustar", "formar um conjunto".
Todo sistema possui um objetivo geral a ser atingido. O sistema é um