Biologia
Biologia
Campo Alegre - AL
Escola: Estadual Dom Constantino Luers
Aluna: Jessilene Melo da Silva
Professora: Valquiria
Série: 1° Ano “A” Turno: Matutino
Floresta Tropical Pluvial
Campo Alegre - AL
Floresta Tropical Pluvial
Também considerando um bioma, a floreta Tropical Pluvial tem muitas características que a diferem de outras no planeta, como a grande concentração de animais, espécies de plantas, árvores e tudo mais. Normalmente são também locais com uma densidade de árvores bem grandes, estando mais concentrada na região do equador.
Dentre as áreas que possuem este tipo de vegetação temos parte da África, a parte Sudeste da Ásia, além da Indonésia e América do Sul. Essas regiões normalmente são de um clima bem quente e úmido, com altos índices de chuvas.
Também chamada de floresta Pluvial Tropical, a floresta tropical se localiza nas regiões do globo, onde o clima é quente (média de 25°C) e com chuvas freqüentes e abundantes, é uma floresta que ocorre ao norte e ao sul da linha do equador, e que ocupa grande parte da América Central, norte da América do sul e algumas regiões da África e Austrália, e algumas ilhas do pacifico.
É um tipo de floresta que ocupa somente 7% da superfície da terra, mas que abriga mais espécies de plantas e animais que todos os outros biomas juntos, por isso é considerado o bioma com maior diversidade de seres vivos da terra.
A floresta tropical possui uma vegetação exuberante em razão da grande quantidade de energia solar e água que recebe, tanto que a vegetação cresce durante o na, com as árvores atingindo até 60 metros de altura. As folhas das árvores são largas, o que facilita a absorção de luz solar sem que se desidratem, pois a água que a planta perde durante sua transpiração é compensada pela absorção de águas pelas raízes. Essas plantas são chamadas de latifoliadas (latus= largo, amplo, folia= folha).