BIOLOGIA
b. O nucléolo é uma densa região escura dentro do núcleo, não é delimitada por uma membrana ao contrário da maioria das organelas. É um grande agregado de RNAs e proteínas. Sua principal função na célula é a síntese (montagem e maturação dos ribossomos).
c. O DNA encontra-se (em eucariotos) dividido em cromossomos (filamentos espiralados que contém empacotadas longas sequencias de DNA com múltiplos genes e diversas proteínas). Cada cromossomo possui origens de replicação, pontos que permitem que haja a duplicação do material genético. Um centrômero que permite que o DNA seja mandado para a célula filha e telômeros parte final do cromossomo que mantém a estabilidade estrutural do cromossomo.
d. G1 é a síntese proteica. É o período que começa no final da divisão celular e se estende até a duplicação do DNA. Nesse período ocorre o crescimento da célula. Caracteriza-se por uma intensa síntese de RNA com aumento do citoplasma das células-filhas.
S é a duplicação do DNA. É responsável por desencadear a duplicação celular e garantir que as células filhas recebam as informações genéticas que determinam suas características. Nesse período ocorre a duplicação das cromátides dos cromossomos e a duplicação dos centríolos.
G2 é a duplicação dos centríolos. Depois da separação dos centríolos para os polos da célula ocorre a formação do fuso mitótico. Ao final dessa fase a célula esta pronta para a mitose.
e. Após a interfase inicia-se a mitose com quatro fases: Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase. A Prófase é a etapa preparatória da célula para o inicio da divisão celular. A Metáfase é a fase da desfragmentação total da carioteca (membrana nuclear) e a condensação dos cromossomos. A anáfase é a fase em que ocorre a separação dos cromossomos duplicados migrando