Biologia
Existem diversos tipos de armazenamento de dados. Estes meios são classificados de acordo com sua velocidade de acesso e sua disponibilidade. Podemos definir uma hierarquia dos tipos de armazenamento de dados onde geralmente aqueles de maior capacidade tem menor velocidade de acesso. Assim temos em ordem de maior para menor velocidade (e de menor capacidade para o maior):
1. Cache
2. Memória Principal
3. Memória Flash
4. Disco Magnético
5. Disco ótico
6. Fitas magnéticas
Entre os dispositivos disponíveis estão:
Cache:O cache do processador é a forma de processamento é a forma de armazenamento mais rápida, mas mais cara. Ela é pequena e geralmente o tema de gerenciamento do armazenamento em cache não é um tema de preocupação em banco de dados.
Memória principal: Embora a memória principal possa conter gigabytes de dados, de uma forma geral é pequena para armazenar um banco de dados inteiro. O conteúdo da memória principal pode ser perdido se ocorrer uma falta de energia ou falha grave de sistema.
Memória Flash: Esta memória difere da memória principal pois os dados sobrevivem em caso de falta de energia.
Armazenamento em Disco Magnético: O principal meio para armazenamento de dados por longos períodos e acesso on-line. Normalmente os bancos de dados são armazenados desta forma. Os dados são então movidos do disco magnético para a memória principal para poderem ser acessados. São então executadas as operações e os dados modificados são escritos no disco. O armazenamento em disco é chamado de memória de acesso direto, já que é possível ler os dados no disco em qualquer ordem. Os discos podem falhar, mas estas falhas ocorrem com menos frequência do que as falhas de sistema.
Armazenamento Ótico: Um exemplo deste tipo de armazenamento é o CD-ROM, sendo os dados armazenados oticamente no disco e lidos por laser.
Armazenamento em fita: Este tipo de armazenamento é utilizado principalmente para backups. O acesso aos dados é mais