Biologia
O planeta é rico em diversidade de espécies de animais e plantas. Sabemos que a formação e o desenvolvimento da vegetação dependem das condições do solo (tipo do solo) e do clima (quente, frio, seco e úmido), além da luz solar e de água. Todos esses são fatores essenciais para o crescimento da vegetação e para a manutenção das espécies nos estepes.
2- DESENVOLVIMENTO
2.1FAUNA
A fauna nesse tipo de vegetação comporta grandes mamíferos, que geralmente, são encontradas em colônias ou manadas. Já para a criação de animais é possível à criação de cabras e gado, já que a vegetação é adequada para as pastagens (FIGURA 1).
FIGURA 1: Fauna típica da vegetação das estepes
2.2 FLORA
Estepe é uma vegetação que possui características das regiões temperadas ou subtropicais. Geralmente, essa vegetação é típica de formações como planícies, que desenvolve poucas espécies de árvores e grande quantidade de gramíneas (gramas ou capim) como mostra a (FIGURA 2)
FIGURA 2: Visão geral da vegetação típica de estepe
2.3 LOCALIZAÇÕES DAS ESTEPES
Por terem o clima em que as temperaturas são elevadas com pouca chuva, encontramos essa vegetação nos continentes americano e europeu, na China, na Mongólia, no deserto da Patagônia e no Brasil. Em cada região essa vegetação recebe um nome diferente. Vejamos por exemplo no sul da África, na Europa, na Ásia e na Austrália recebe o nome de estepe; já no continente americano e no Canadá recebe o nome de pradaria.
No Brasil, essa vegetação é encontrada na região sul e no Estado do Rio Grande do Sul é mais conhecida como pampas.
FIGURA 3: Distribuição do Ecossistema Estepe no mundo.
2.4 CLIMA E SOLO DAS ESTEPES
De acordo a topografia do local na região encontramos uma transição entre o clima e a vegetação do deserto. O solo é fértil e usado para o cultivo e plantio (agricultura). A temperatura é alta e as chuvas são escassas. (FIGURA 4)