biologia
Com preços dos produtos e frete fixados, o consumidor teria apenas opções de possíveis promoções e descontos diferenciados por quantidade e fidelidade com a empresa, em vista de que as compras seriam feitas através de um aparelho móvel e o consumidor não teria contato direto com o vendedor, o poder de barganha e negociação do cliente para obter vantagens em quantidade e valor seria nulo.
2) Ameaça de novos entrantes:
Pelo fato de obter-se um serviço exclusivo, ao lançarmos no mercado pode-se obter como concorrentes empresas novas, tanto físicas como virtuais, que também queiram investir nesse segmento diferenciado. Para que mantenha-se a identidade e autenticidade no mercado, é necessário investir em barreiras de entrada, sendo elas: o fornecimento de marcas exclusivas, garantia de entrega dos produtos, custos fixos e autorização governamental.
3) Ameaça de produtos / serviços substitutos:
Produtos e serviços substitutos tem grandes chances no nosso ambiente de mercado, dessa forma evidencia o monitoramento constante deste mercado, pois o que nesse serviço se diferencia de um vendedor ambulante é a procedência dos produtos, pagamento via aplicativo, localização via gps e telefone para contato. O cliente do delivery no trânsito possui grande poder sobre a empresa, com isso torna muito importante entender suas expectativas em relação ao serviço/atendimento e a entrega no ato da compra.
4) Poder de barganha dos fornecedores:
Por se tratar de um serviço inovador e comprovadamente funcional, os fornecedores aliados teriam uma grande visibilidade e consequentemente uma boa reputação que viria automaticamente ligada ao novo serviço.
Sendo assim, o poder de barganha seria baixo, já que pelo tipo de produto oferecido existem várias opções de marcas, diminuindo a exclusividade e a chance de precisar “ceder” demais aos fornecedores.
5) Rivalidade entre concorrentes:
De acordo com as forças de Porter, a