biologia
ANATOMIAProf.º Renato
ALUNO: Thiago da Silva Martins RA: 01530004934
Princípios da individualidade biológica
Cada pessoa possui uma estrutura física e psicológica individualizada ou diferenciada dos outros, o que sugere que cada um de nós seja um ser único. O princípio da individualidade biológica diz que cada organismo reage de formas DIFERENTES ao MESMO estímulo aplicado, gerando adaptações específicas.
EX. se um personal trainer prescrever EXATAMENTE o mesmo treinamento para dois irmãos gêmeos, as respostas e adaptações deles serão diferentes, por mais que eles sejam muito semelhantes fisicamente, da mesma forma pode se prescrever pra um obeso sedentário um treino utilizado com um indivíduo mais ativo fisicamente.
Principio da Adaptação
O Princípio da Adaptação é um dos tipos (princípios) da fisiologia de esforço, princípios esses que são aplicados com o objetivo de maximizar o desempenho para uma atividade específica. O da Adaptação ocorre quando os tecidos são estimulados, produzindo tanto adaptações metabólicas quanto fisiológicas.
EX. A utilização de estímulos Muito Fortes é necessária para a ultrapassagem das barreiras que surgem no decorrer dos treinamentos dos atletas de alto nível. Atletismo por exemplo.
Princípios da interdependência
Quando o organismo é submetido a um esforço de alta intensidade, o tempo de duração do exercício será reduzido, e vice-versa. É esse princípio que nos diz quando deve haver aumento por conta do volume e o aumento da intensidade.
EX. Quando os alunos treinam futsal com pouca intensidade durante uma hora e o professor aumenta a intensidade e diminui o tempo para 30 minutos. Princípios da Continuidade Processo de continuidade no crescimento de cargas e/ ou repetições.
EX. Quando um grupo de alunos