biologia
Curso: Engenharia Ambiental - 4º Período
Disciplina; Ecologia geral
Prof. José Malheiros
Aluno: ___________________________________________________________________ Data: ____/____/______ Atividadede nª - Dinâmica de populações
(...) O Homo Sapiens surgiu há 100 mil anos. Há 10 mil anos, o Homo Sapiens já se espalhara pelos cinco continentes, e seus múltiplos contingentes somavam, no mundo, segundo supõem alguns cientistas, cerda de 5 milhões de indivíduos. (...) No tempo de Cristo, a vida média do ser humano seria da ordem de 27 anos, assim permanecendo até ao redor do ano 1000. Passaram-se alguns séculos, chegou-se ao ano 1750 e a população do mundo alcançou cerda de 800 milhões de indivíduos. Ao se iniciar a Era Industrial (1800 a 2000) calcula-se que havia cerca de 1 bilhão de seres humanos habitando a Terra. A ciência e a tecnologia avançaram, a medicina se aperfeiçoou. Descobriram-se a vacinação e a assepsia, a oferta de alimentos cresceu, a vida média do ser humano beirava talvez os 40 anos por volta do ano 1800.
A população da Terra cresceu e em 1930 alcançou o segundo bilhão de pessoas. A partir de então se descobriram os antibióticos, sintetizaram-se as vitaminas, aperfeiçoaram-se a prevenção e o tratamento das moléstias. Elevou-se a produção de alimentos e as safras puderam ser armazenadas e transportadas em grandes volumes e a grandes distâncias, regularizando-se a sua distribuição. Neste final de século XX, somos mais de 6 bilhões de seres humanos, vivendo à custa de recursos minerais limitados, de plantações e pastagens feitas em terrenos antes ocupados por florestas e animais silvestres, necessitando de grande quantidade de água potável, poluindo os rios e oceanos com um volume de fezes que chega diariamente a 6 milhões de toneladas. (...)
(SANTOS, Rubens R. dos. Uma visão do futuro – avaliação do que é relevante na passagem do milênio. São Paulo: Nobel, 1999. p. 148-149)
1. Qual a provável relação