biologia
A comunição na área da saúde
Na área da saúde, é fundamental saber lidar com gente á todo momento. Isto porque você, profissional da área da saúde, tem como base do seu trabalho as relações humanas sejam elas com o paciente ou com a equipe multidisciplinar.
A escrita, a fala, as expressões faciais, a audição e o tato são formas de comunicação, conscientemente ou não. A maior tarefa do profissional é decifrar e perceber o significado de mensagens, sinais e as comunicações verbais e não verbais.
Ruídos da comunição hospitalar
A comunição adequada é aquela que tenta diminuir conflito, mal-entendidos e atingir objetivos definidos para a solução de problemas detectados na interação com os pacientes. E na maioria dos conflitos os doentes saem mal dizendo do medico e o reprovando.
O paciente hospitalar age basicamente como uma pessoa assustada, pois está em ambiente desconhecido, em sua imaginação, tudo pode acontecer. O instinto natural de autodefesa, autopreservação fala, mas alto, ele passa prestar atenção ao que acontece á sua volta, por isso que o profissional tem que orienta ló sobre algo, é necessário estabelecer um vinculo de confiança.
A rotina do dia-a-dia do profissional e apaixonar-se pela ideia de compreender as pessoas pode eliminar o preconceito de que os pacientes nada sabem sobre questões de saúde e doença.
Cabe à equipe, conhecer os mecanismos de comunição que facilitarão o melhor desempenho de suas funções em relação ao paciente e melhorar o relacionamento entre os próprios membros da equipe.
O bê-á-bá da comunicação
Podemos dizer, então, que comunicar é o processo de transmitir e receber mensagens por meio de signos seja eles símbolos ou sinais.
Signos- são estímulos que transmitem uma mensagem: qualquer coisa que faça referência a outra coisa ou ideia. São convencionais e arbitrários.
Símbolos- são signos que têm uma única decodificação possível.
Sinais- são signos que tem mais de um significado. As