biologia
Carolina Carlos Gomes, Daniela Gajdeczka Silva, Renata Cordeiro Peguin, Vitória Targa
Biotecnologia na pecuária
Ji-Paraná
2014
Introdução
A biotecnologia é o conjunto do conhecimento científico agregado á utilização de agentes biológicos, que permite desenvolvimento de tecnologias avançadas direcionadas ao melhoramento na qualidade de alimentos, produtos e serviços. Em definição mais simples, a biotecnologia é a aplicação da tecnologia em sistemas vivos. Antes mesmo que o homem entendesse o que é biologia, ele já lidava com a biotecnologia que teve início nos processos fermentativos de vinhos, pães, produção de vinagre, derivados lácteos.
Aplicações da biotecnologia na área animal As aplicações da biotecnologia moderna na área animal são múltiplas e têm um mercado potencial de bilhões de dólares por ano. A competição por tal mercado exige que as empresas façam investimentos significativos em pesquisa para desenvolver produtos, que incrementem a produção e gerem animais que sejam: capazes de produzir proteínas terapêuticas, modelos de estudos para doenças humanas e fornecedores de órgãos para os seres humanos. Essas pesquisas utilizam ferramentas genéticas que foram desenvolvidas pela tecnologia do DNA recombinante e da transgênese. Este texto está dividido em duas partes. A primeira é denominada “Produção Animal” e a segunda, “Animais Geneticamente Modificados”.
Em ambas, são tratados os benefícios propiciados pelo uso dessas tecnologias na pecuária e na saúde humana. Produção animal • Seleção assistida com testes de DNA e clonagem Há séculos, produtores têm realizado seleção artificial em várias raças e linhagens de animais domésticos, a fim de aumentar a freqüência de genes favoráveis economicamente. No entanto, quando o objetivo é a obtenção de mudanças mais drásticas no potencial genético, a exemplo da mudança da base