biologia
O metabolismo pode ser dividido em dois estágios – o anabolismo e o catabolismo.
Para que uma reação anabólica ocorra, é precisa a presença de substratos necessários e de energia. Alguns exemplos de anabolismo são a síntese de Proteínas a partir de Aminoácidos dentro do tecido muscular e a formação de estoques de Glicogênio através de moléculas de Glicose.
O anabolismo pode ser definido como qualquer processo de construção ou união, no qual substancias simples se convertem em complexas, ou também pode ser definido como processo metabólico pelo qual o organismo transforma, e incorpora a si material nutritivo.
Em termos práticos, o anabolismo ocorre quando você ingere nutrientes adequados após seu treino. Ao final da atividade física, seu corpo precisa repor o que foi gasto durante o treinamento, sobretudo os Carboidratos, que serão convertidos em glicose, e as proteínas, que fornecerão os aminoácidos necessários à hipertrofia muscular.
Globalmente, as reações do anabolismo são reações endoenergéticas, uma vez que se tem que fornecer energia para haver síntese de moléculas complexas a partir de moléculas simples.
Anabolismo é a construção, captação de energia.
Principais fatores que favorecem o anabolismo: Uma boa noite de sono.
Exemplo de anabolismo:
Captação e junção das moléculas de CO2 formando carboidratos (açucares) durante a fotossíntese.
Catabolismo a quebra, geração de energia.
No catabolismo acontece o contrario, ao invés da construção, há a quebra de substancias complexas em mais simples.
Um exemplo de catabolismo é o processo digestivo, em que os nutrientes presentes nos alimentos são quebrados em moléculas mais simples que, posteriormente, serão usadas pelo metabolismo construtivo. Imagine uma refeição com grande quantidade de carne vermelha. A carne é