Biologia
9
D. Camila vai falar com Fernando, dizendo que tem um rapaz interessado em sua irmã Nicota, descreve o rapaz e pergunta se ele aprova o casamento, Seixas concorda, ele sai de casa e ao voltar se depara com três cartas, ao ler, percebe que está em difícil situação econômica. Em uma reunião onde passa a noite e lá também Aurélia aparece, Seixas se sente mexido, ao pensar nas lembranças do passado. Três dias depois de receber os vinte contos de réis, Lemos leva Seixas para conhecer sua noiva.
10
Lemos apresenta Aurélia á Seixas, que no começo fica só observando, mas depois que viu que era Aurélia Camargo, a mulher que achara estar eternamente separado. Depois de se recompor da surpresa Seixas e Aurélia discutem elegantemente sobre suas situações.
11
Desde seu primeiro encontro com Aurélia, Seixas a via todos os dias na casa dela, ou na sociedade. A forma amável que Aurélia o falava não tinha desaparecido e depois de muito conversar com ela, Seixas vai até Lemos para pergunta-lhe o porquê de ele ter o escolhido, Lemos diz que soube que Aurélia já gostou de Seixas, o que sernou o espirito do moço. Lemos diz a Seixas, que quer adiantar o processo do casamento e leva o rapaz até a casa de Aurélia, onde Seixas pede a mão da moça para sua mãe, que lhe concede a em casamento. Seixas acha que Aurélia pensa que ele não a ama e sim que está prostrado perante sua riqueza, e diz ser preciso que ela acredite em seu amor. Seixas e Aurélia assinam o documento de separação de bens.
12
Reunia-se na casa de Aurélia alguns poucos convidados escolhidos a dedo por ela para seu casamento. Por volta das dez horas da noite, depois da festa, eles se despediram dos convidados, Lemos então mostra a casa Seixas, todos os cômodos da casa e seu aposento, com um lindo e rico enxoval. Lemos, Aurélia, Seixas e um tabelião sentam-se a mesa e Aurélia entrega ao tabelião um testamento, então Lemos se despede e deseja felicidades. Aurélia pede para que D. Firmina reze por ela.