Exercício - Gestão Estratégica de Pessoas
A gestão de pessoas nas organizações é uma área que tem se desenvolvido com o passar dos anos. Inicialmente, essa função se restringia à administração de pessoal e rotinas administrativas, porém, com o advento da visão da empresa baseada em recursos, surge a noção da Administração de Recursos Humanos.
Dessa forma, os funcionários também passaram a ser vistos como recursos que precisam ser administrados, articulados e controlados internamente para que haja bom desempenho.
O crescente reconhecimento da importância do capital humano nas organizações introduz a expressão “gestão de pessoas”, pois as pessoas passam a ser tratadas como seres com necessidades complexas, diversificadas e por isso, necessitam ser geridas.
Dessa forma, a gestão de pessoas passa a ser uma responsabilidade de todas as áreas, uma vez que a organização é composta de pessoas em toda sua estrutura e cabe ao setor de gestão de pessoas acompanhar esse processo.
A Gestão Estratégica de Pessoas de baseia na premissa de que o desempenho organizacional é influenciado por um conjunto de práticas de gestão de pessoas. As pessoas na organização podem ser entendidas como uma fonte de vantagens estratégicas, que não podem ser imitadas, capazes de gerar valor e de desenvolver habilidades para a obtenção de sucesso no mercado.
Desse modo, o foco da Gestão Estratégica de Pessoas está mais direcionado para os negócios e para a estratégia e menos direcionado para as funções tradicionais de recursos humanos, por isso há uma necessidade em analisar as necessidades estratégicas da organização e desenvolver os talentos exigidos para por em prática as estratégias competitivas para o alcance das metas organizacionais.
2. Reflita sobre as abordagens universalista, contingencial e configuracional. Você considera que elas são concorrentes ou complementares? Por quê?
No estudo da Gestão Estratégica de Pessoas, existem três