Biologia
Estética e Cosmética
FRANCIELI BILIATTO RODRIGUÊS
MEIOSE
CAMPO MOURÃO
2014
Introdução
Este trabalho apresenta um tipo de divisão celular à chamada meiose, qual envolve as células germinativas óvulos e espermatozóides, é uma divisão considerada equacional cujo número de cromossomos é reduzido pela metade 23 em cada gameta. Meiose é uma divisão celular onde ocorre a produção de gametas, ela se divide em 4 células haplóides. Tem duas fases: Meiose 1 e Meiose 2, esta divisão meiose por sua vez é a formação somente das células de reprodução (esperma nos homens e óvulos nas mulheres).
Objetivo
Este trabalho visa aprimorar os conhecimentos neste tipo de divisão, para distinguir a diferença da meiose com a mitose, com o intuito de melhorar o aprendizado com todo o trabalho feito, juntamente com o auxílio das questões, com uma pesquisa mais afundo sobre a meiose é possível entender um pouco mais sobre esta divisão, este trabalho ajuda-nos a buscar e assim alcançar o pleno entendimento.
Desenvolvimento
A meiose ocorre apenas nas células das germinativas masculina e feminina e é constituída por duas divisões celulares: Meiose I e Meiose II. A meiose I é subdividida em quatro fases, denominadas: Prófase I, Metáfase I, Anáfase I, Telófase I.A prófase I é uma das fases mais importantes nela os cromossomos homólogos se associam formando pares, ocorrendo permuta (crossing-over) de material genético entre eles,dentro desta fase ha subdivisões, que são elas:Leptóteno, Zigóteno, Paquíteno, Diplóteno e Diacinese. Na prófase I Os cromossomos - já com as duas cromátides - tornam-se mais condensados. Ocorre o emparelhamento dos cromossomos homólogos – Sinapse (complexo sinaptonémico), formando um Bivalente, Díada Cromossômica ou Tétrada Cromatídica (4 cromatídeos). Durante a Sinapse, podem surgir