biologia
O objetivo da ferramenta é organizar e representar o conhecimento. Os conceitos aparecem dentro de caixas e as relações entre eles são especificadas por meio de frases de ligação, em forma de setas que unem cada um dos conceitos. Os mapas refletem a estrutura cognitiva individual, por isso não há mapa “certo”. Porém, conceitos e ligações erradas tornam um mapa “errado”. Notem que, os mapas conceituais não são organogramas, fluxogramas ou quadros sinóticos. Mapas conceituais não buscam classificar conceitos, mas relacioná-los e hierarquizá-los. Podem ser usados para mostrar relações significativas entre conceitos ensinados em uma única aula, ou de toda uma disciplina.
Elaborando um mapa de conceitos
1. Identifique os conceitos pertinentes
Quais são os conceitos mais importantes sobre o tema a ser considerado? Selecione entre 15-20 conceitos e faça uma lista. Esses conceitos devem ser compostos, preferencialmente, por uma única palavra (use, no máximo 2 ou 3 palavras para designar um conceito).
Obs: Se der vontade de utilizar mais do que 20 conceitos, considere a possibilidade de preparar 2 MC, subdividindo do tema inicial em 2 subtemas.
2. Ordene os conceitos selecionados
Organize a lista de conceitos do seu grupo colocando na parte superior da lista os conceitos mais amplos e gerais, deixando na parte inferior da lista os conceitos mais específicos.
Obs: Essa etapa é fundamental para organizar um MC de forma clara.
3. Organize os conceitos