Biologia
Cristian Gram baseado nos componentes de parede celular bacteriana utilizou para diferenciar e identificar dois grupos de bactérias, a coloração de Gram, que posteriormente as classificou como Gram positivas e Gram negativas. O experimento também possibilitou a identificação das formas bacterianas.
Reagentes utilizados:
* Corante violeta genciana: penetra na bactéria positiva e negativa, depositando-se no citoplasma. * Lugol de Gram: fixa o corante violeta genciana em cristais maiores na célula. * Álcool ou acetona de Gram: nas Gram positivas desidrata a parede e os peptídeoglicanas se agregam impedindo que os cristais de violeta-iodo saiam da célula. Nas Gram negativas também ocorre a desidratação da parede celular, mas por possuírem poucas camadas peptídeoglicanas não haverá o impedimento da saída dos cristais de violeta-iodo iram sair da célula tornando-a transparente. * Safranina de Gram ou Fuccina: utilizada como contra corante. As gram negativas absorvem a Fuccina, pois perderam os cristais de violeta-iodo, ficando avermelhada. Nas bactérias Gram positivas a Fuccina não se sobressai no violeta-iodo presente na célula, tornando-a lilás.
Materiais utilizados:
* Cotonete; * Lamina: * Óleo de imersão; * Fonte de calor (lamparina) * Piceta; * Microscópio;
Para o desenvolvimento da aula pratica, foram coletadascom o auxilio de cotonetes, bactérias da boca e de solado desandálias de alunos voluntários. As bactérias foram anexadas em lamina e fixadas com o auxilio de fonte de calor. Após a fixação foi acrescentado o corante violeta genciana, este agiu por trinta segundos, em seguida foi retirado o excesso e adicionado iodo deixando agir por trinta segundos. Na continuaçãodo processo foi adicionado Lugol, e em seguida este foi lavado em agua corrente para retirar o excesso, e adicionado álcool ou acetona e lavado em seguida,