biologia
Campus de Barra do Garças MT
Aluna: Bruna Caroline Pereira Viana
3° ano de Controle Ambiental
Introdução:As membranas, celular e nuclear são compostas principalmente por lipídios. As proteínas encontram-se aprisionadas na bicamada lipídica.Os organitos celulares são compostos por proteínas, ácidos nucléicos ( DNA e RNA ), envolvidos por uma membrana.As paredes celulares das células vegetais são compostas essencialmente por polissacarídeos. As pequenas estruturas celulares são compostas por substâncias com diferentes propriedades químicas, pelo que os procedimentos experimentais devem ser definidos de modo a separar um determinado constituinte celular das restantes partes, sem causar muitos danos.
Objetivos:Compreender a ocorrência do material genético (DNA) em todos os organismos vivos.
Material e Métodos: Bananas maduras, copos de vidro, água, sal, detergente neutro, peneira, sacos plásticos, colheres de sopa, álcool comercial e palitos. Primeiro pegue metade uma banana, coloque-a em um saco plástico e pressione com os dedos até ficar uma massa homogênea, logo em seguida em outro copo coloque água,sal e detergente mexer devagar para não formar espuma.Coloque um pouco dessa mistura sobre a pasta de banana, e assim misturando levemente. Depois incubar em temperatura ambiente por 30 minutos, mexendo as vezes. Depois passe a mistura de banana em uma peneira para retirar os pedaços de banana que ficaram. Depois colocar metade do líquido peneirado em outro copo, despejar delicadamente sobre a solução, o mesmo volume de álcool e aguardar 3 minutos.
Resultados:As proteínas da banana, nós quebramos através da maceração, o álcool foi importante para o DNA se isolar e formar uma nuvem esbranquiçada, o DNA não é solúvel em álcool, o que permitiu o seu isolamento. O detergente teve como papel quebrar a membrana para que o conteúdo celular, incluindo as proteínas e o DNA, se soltasse e se dispersasse na solução. O