Revolução bolchevique e Guerra Fria
A Revolução Russa de 1917 foi um dos acontecimentos mais importantes da história do século XX. Ela foi o produto de um amplo processo histórico. A Revolução Russa de 1905foi a primeira grande mobilização operária, quando nasceram os conselhos operários, que reapareceriam em 1917.
A Rússia era então um país de população predominantemente camponesa (cerca de 70% da população total), e que ainda mantinha relações de produção pré-capitalistas naagricultura, ao mesmo tempo em que passava por um processo acelerado de industrialização, concentrada em alguns grandes centros urbanos.
A guerra fria
Introdução - o que foi e definição
A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.
A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.
A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coreia e no Vietnã.