biologia
1- Ela começa com a fecundação, onde origina o zigoto e se divide até formar um individuo.
2- Segmentação: Mesmo com o aumento de células, não há aumento do volume total do embrião, pois as divisões celulares são muito rápidas e as células não têm tempo para crescer.
Gastrulação: O aumento do número de células é acompanhado do aumento d o volume total. Inicia-se nessa fase a diferenciação celular, ocorrendo a formação dos folhetos germinativos que darão origem aos tecidos do individuo.
Organogênese: Ocorre a diferenciação dos órgãos.
3- a) Clivagens: São as divisões que ocorrem durante a segmentação.
b) Blastômeros são as células que se formam através das clivagens.
4- a) Segmentação Holoblástica ou total: ocorre no zigoto todo.
b) Segmentação meroblástica ou parcial: Ocorre só em parte do zigoto.
5- Segmentação Holoblástica ou total: ocorre no zigoto todo. É o tipo verificado nos ovos alécitos, oligalécitos e heterolécitos.
Segmentação meroblástica ou parcial: Ocorre só em parte do zigoto. É o tipo verificado
6- Mórula: é o primeiro estado de desenvolvimento do embrião dos animais, depois do zigoto começar a dividir-se para formar uma esfera com 64 células.
Nesta fase, a mórula começa a formar uma cavidade central cheia de líquido, denominada blastocele, e passa a chamar-se blástula. Blástula: é o segundo estado de desenvolvimento do embrião dos animais, com mais de 64 células e uma cavidade central chamada blastocélio. É nesta fase que ocorre a nidação.
7- Diblásticos - animais com apenas dois folhetos embrionários, isto é, aqueles animais que possuem apenas o ectoderma e o endoderma. Nesse grupo só encontramos os Poríferos e Cnidários.
Triblásticos - animais com três folhetos embrionários, isto é, animais que apresentam o ectoderma, o mesoderma e o endoderma. É o grupo em que encontramos todos os demais grupos de animais pluricelulares.
8- a) Arquêntero é a cavidade encontrada no estágio