biologia
Ligação Gênica
A partir de 1910, poucos anos após a redescoberta dos trabalhos de Mendel, o cientista norte-americano Thomas Hunt Morgan e seus colaboradores realizaram uma série de experimentos com mosca-das-frutas e acabaram demonstrando que a lei da segregação só é valida quando os genes estão localizados em cromossomos diferentes.
Em uma experiência com moscas selvagens de corpo cinza e asas longas com moscas mutantes de corpo preto e asas vestigiais, Morgan realizou um cruzamento entre os indivíduos que resultou: 9:3: 3:1 esperada de acordo com a segunda lei de Mendel. Para entender esses resultados, Morgan fez um cruzamento-teste entre os descendentes de F1, e indivíduos homozigóticos recessivos, e os resultados foram 41,5% moscas de corpo cinza e asas longas, 41,5% moscas de corpo preto e asas vestigiais, 8,5% moscas de corpo preto e asas longas e 8,5% moscas de corpo cinza cm asas vestigiais, no entanto a proporção deste resultado foi de 1: 1:1 :1 de acordo com a lei de Mendel.
Para explicar esses resultados Morgan propôs que b e v estivessem no mesmo cromossomo.
Grupo de Ligação
Walter Sutton propôs, em 1903, a teoria cromossômica da herança, cuja tese central é a de que os genes estão localizados nos cromossomos.Cada cromossomo possui, então, vários genes ligados formando o que se denomina Grupo de Ligação.
Configurações de CIS e TRANS.
Quando um cromossomo carrega dois alelos dominantes e o outro carrega dois alelos recessivos, a disposição é denominada configuração de cis. Já quando cadê cromossomo contém um alelo dominante e um alelo recessivo, a configuração é denominada configuração de trans. Portanto, a analise de cruzamento envolvendo genes ligados deve levar em consideração não só os genótipos dos indivíduos cruzados, como também a disposição dos genes nos cromossomos.
Permutação: Ligação Gênica incompleta.
A Ligação gênica explica por que os fenótipos